sexta-feira, 29 de julho de 2016

A minha Tese - parte 3

      O Instituto Português da Qualidade (IPQ) é um instituto público que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e de outros sistemas de qualificação regulamentar que lhe foram conferidos por lei, a promoção e a coordenação de actividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da acção dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das actividades inerentes à sua função de laboratório nacional de metrologia.
Enquanto organismo nacional coordenador do SPQ, são atribuições do IPQ a gestão, coordenação e desenvolvimento do sistema português da Qualidade, numa perspectiva de integração de todas as componentes relevantes para a melhoria da Qualidade de produtos, de serviços e de sistemas da Qualidade e da qualificação de pessoas. No âmbito do SPQ, o IPQ é o organismo responsável pela gestão de programas de apoio financeiro, intervindo ainda na cooperação com outros países no domínio da qualidade.
Como organismo Nacional de Normalização ao IPQ compete, designadamente, promover a elaboração de Normas Portuguesas, garantindo a coerência e actualidade do acervo normativo nacional e promover o ajustamento de legislação nacional sobre produtos às  Normas da união Europeia. Ao IPQ compete também, enquanto Instituição Nacional de Metrologia, garantir o rigor e a exactidão das medições realizadas, assegurando a sua comparabilidade e rastreabilidade a nível nacional e internacional, e a realização, manutenção e desenvolvimento dos padrões das unidades de medida.
No domínio regulamentar, para além do controlo metrológico em Portugal, o IPQ é responsável pelo cumprimento dos procedimentos das directivas comunitárias, cuja aplicação acompanha e pelo processo de notificação prévia de Normas e regras técnicas no âmbito da união Europeia e da Organização Mundial do Comércio. Com vista no desenvolvimento sustentado do país e ao aumento de qualidade de vida da sociedade em geral, o IPQ prossegue as suas atribuições assente nos princípios da Credibilidade e Transparência, da Horizontabilidade, da Universabilidade, da Coexistência, da Descentrabilização e da Adesão livre e voluntária, orientando a actividade de numerosos organismos que com ele colaboram, aplicando e promovendo o uso generalizado de procedimentos, de técnicas, metodologias e especificações reconhecidos a nível europeu e internacional.
Ainda no âmbito das atribuições do IPQ compete a este instituto o acompanhamento de diversa regulamentação, nomeadamente, aquela que diz respeito à colocação de produtos no mercado. O IPQ é responsável pelo cumprimento de legislação que regula a aplicação no mercado de pesos e medidas, de modo a garantir medições fiáveis para protecção do consumidor, saúde pública, ambiente e segurança, e credibilizar os agentes económicos quando fazem transacções comerciais baseadas em medições. Para cada medição existe um diploma específico: são os Regulamentos de Controlo Metrológico. O IPQ é também o organismo nacional responsável pela implementação das Directivas Nova Abordagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário