sexta-feira, 29 de julho de 2016

A minha Tese - parte 5

      A Gestão engloba os processos de se conseguir obter resultados da Organização (bens e serviços,…) como esforço de outros. As funções essenciais da gestão são: Planear, Organizar, Coordenar, Dirigir e Controlar. Conhecido por ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act). Estas quatro funções da gestão não devem ser vistas isoladamente, na medida em que elas são totalmente interdependentes. No Planear: feito a partir de uma sondagem do futuro, desenvolvem-se planos de acções para atingir as metas traçadas, obtendo-se um guia de acção para todos os membros da organização. Organizar: visa coordenar todos os recursos da empresa – humanos, financeiros, físicos ou materiais -, alocando-os da melhor forma, segundo o planeamento estabelecido. Estando subjacente um diagrama funcional: Responsabilidades dentro da organização (quem faz o quê); Relações entre as pessoas e entre grupos; Afecta os recursos e os meios às pessoas. Dirigir: pressupõe relações hierárquicas claramente definidas, estabelecendo explicitamente como administradores e subordinados se influenciam, bem como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objectivos definidos. Determinar, influenciar, afectar o comportamento de outros através de: Liderança (capacidade de conseguir que os outros façam aquilo que o líder quer que eles façam); Motivação (reforço da vontade das pessoas para que consigam alcançar os objectivos da organização); Comunicação (processo de transferência de informações, ideais, conceitos ou sentimentos entre pessoas); Negociação (encontrar e estabelecer um compromisso equitativo e motivador para alcançar os objectivos). A coordenação é a concatenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas. O controlo é um estabelecimento de padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que a prática utilizada é a mais compatível com o que se espera e necessita; visa maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme estabelecido; processo de comparação do desempenho real com o planeado, apontando eventuais acções correctivas.

Fayol analisa a empresa em uma analogia ao corpo humano, na qual todos os membros devem trabalhar e coordenar esforços para chegar a um objectivo comum. As qualidades do Gestor, segundo Fayol são: Qualidades físicas (saúde, destreza e vigor); Qualidades intelectuais (aptidão para compreender e aprender, discernimento, agilidade mental); Qualidades morais (energia, firmeza, coragem de aceitar responsabilidades, iniciativa, tacto e dignidade); Cultura geral (conhecimentos variados fora do domínio da função exercida); Conhecimentos específicos (relativos só à função, seja teórica, comercial, etc.); Experiência (conhecimentos provenientes da prática). 

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