sexta-feira, 29 de julho de 2016

A minha Tese - parte 2

           Na actualidade, a Qualidade não se refere unicamente a um produto ou serviço, mas à Qualidade do processo como um conjunto abrangente e a tudo o que ocorre numa empresa ou instituição. A busca de sistemas de Qualidade faz parte de um conjunto de exigências, por parte das organizações empresariais e do público consumidor em geral, no âmbito em que se insere seja de um produto ou serviço prestado.
Em que consiste então a Qualidade? Que conceito é este tão actual e valorizado? Cada vez mais a Qualidade está presente em todas as áreas da sociedade civil do mundo contemporâneo, deve portanto ultrapassar as expectativas dos clientes!
A Qualidade é a imagem de rigor duma organização, em que o produto ou serviço é controlado de forma exigente para a melhor satisfação do cliente final.
A conformidade em relação a especificações e parâmetros definidos, conhecidos por todos na empresa e estabelecidos pelos clientes, em permanente revisão para que se encontrem em cada momento dinamicamente ajustados às suas reais necessidades! Cada vez mais se aplica Qualidade integrada, um sistema de processos burocráticos e de gestão ambiental, de responsabilidade civil e de laboratório, envolvendo assim todas as vertentes da organização.
A Qualidade passa então por um conjunto de sistemas necessários a uma boa funcionalidade, seja numa linha de produção ou num atendimento ao público, desde a circulação dos colaboradores dentro das instalações para o melhor desempenho das suas actividades, seja na interacção com fornecedores e clientes, para um objectivo comum: exercer em Qualidade com o objectivo de criar produtos ou prestar serviços qualitativos para a satisfação total de todos os envolvidos.
Actualmente é espontânea a necessidade e a exigência, num produto ou serviço. Ser habilitado ou distinguido de forma segura e credível, atribuindo-se elevada distinção aos objectos, criando-se assim uma filosofia de Qualidade. Qualificar torna-se então uma garantia de êxito empresarial ou institucional.
Passa a ser essencial no desenvolvimento como também no desempenho pleno duma organização, que a gestão da Qualidade deva fixar objectivos a alcançar, criar uma cultura organizacional e a direcção de topo transmitir uma boa exemplaridade, mesmo nas instalações a importância do simbolismo para levar ao sucesso a missão estratégia da empresa, da sua política e outras distinções ligadas á Qualidade e os Custos da Não-Qualidade.
Primordialmente a Qualidade tem a ver com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Tudo passa a ser importante numa determinada actividade, se todo o processo for bem desenvolvido, realizar-se-á um bom produto ou serviço. O aspecto objectivo, mensurável da Qualidade, é todo o processo. É através dele que se pode implantar sistemas como o da ISO:9000, por exemplo. A Qualidade Total é muito abrangente e se dedica a estudar a satisfação dos clientes. O conceito de cliente deve ser estendido a todos dentro e fora duma organização empresarial, só desta forma são avaliadas as relações dos diversos departamentos e o relacionamento entre si e para com a sociedade como um todo.

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